As variadas denominações dos tipos de caminhões e carretas podem trazer confusão para alguns. Portanto, se você está inserido no mercado é importante entender a diferença das nomenclaturas assim como suas funções.
Bitrem e rodotrem se enquadram em uma categoria diferente de veículo, pois eles na verdade são caminhões combinados e isso significa que ambos foram projetados para desempenhar mais de uma função.
Saiba a diferença entre o Bitrem e o Rodotrem:
Bitrem – como sua nomenclatura sugere, o bitrem é formado por dois semi-reboques e ligado por um engate tipo B (quinta-roda). O transporte é composto por sete eixos, combinando veículos de carga. Dessa forma, é possível transportar um peso bruto de PBTC de 57 toneladas.
Rodotrem – trata-se de uma combinação de veículos de carga composto por nove eixos, sua capacidade de transporte é ainda maior, suportando até 74 toneladas. Nesse caso os semi-reboques são interligados por um veículo denominado dolly onde o semi-reboque dianteiro é acoplado por um engate tipo A.
Portanto, o bitrem é um conjunto que possui duas articulações (quinta-roda do caminhão e a quinta-roda do semi-reboque dianteiro) e o rodotrem é um conjunto que possui três articulações (quinta-roda do caminhão, engate dianteiro do dolly e quinta-roda do dolly).
Para saber mais informações sobre tipos de eixos e pesos máximos permitidos veja nossa matéria a qual falamos sobre todas as novas regulamentações da lei da balança.
Informações adicionais:
Quinta roda – objeto posicionado na parte traseira do caminhão que tem a função de unir o cavalo e a carreta.
Carreta Dolly – Veículo equipado junto a quinta roda no caminhão, uma de suas características é a influência na distribuição de peso do caminhão, colaborando efetivamente com a Lei da Balança.
História do Bitrenzão: conheça o bitrenzão
Seu surgimento ocorreu por volta dos anos 2000 e veio para transformar o transporte de cargas. Foi projetado para suportar 74 toneladas contendo 27,5 metros de extensão e 4,40 metros de altura, sendo o máximo permitido por lei.
O bitrenzão é um bitrem de nove eixos, porém seus eixos estão distribuídos de uma maneira diferente ao Rodotrem, a divisão ocorre com três eixos posicionados no cavalo mecânico e o restante em cada semi-reboque. Ele também faz uso da quinta roda, uma no caminhão e a outra entre os semi-reboques.
Distribuição de cargas
O semi-reboque dianteiro é menor que o traseiro para não sobrecarregar o cavalo-mecânico. Portanto, pode gerar excesso de carga no eixo do cavalo quando passar na balança. Isso pode limitar o uso do semi-reboque dianteiro no transporte de cargas industrializadas, dessa forma, a distribuição de carga se torna diferente.
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